Cães que se alimentam de ração seca tendem a ter mais episódios de vômitos do que os sortudos que comem AN comida de verdade. Reparem nos cães que se alimentam de ração seca, logo após terminarem sua porção, correm em direção ao recipiente com água e bebem um montão!
Mas, por que eles fazem isso? Simples! Porque o alimento é muito seco e salgado.
Está aí um dos motivos pelo qual o cachorro, muitas vezes, vomita por incapacidade de digerir a própria ração que ele comeu. Após comer uma certa quantidade da ração que, inicialmente, caberá em seu estômago, seu cachorro beberá muita água. Esta ração incha no aparelho digestivo do cão, podendo tornar-se, infelizmente, muito volumosa dentro do seu animal.
Outro motivo bem comum, que pode ocasionar vômitos, é quando o cachorro come muito rápido. Mas, aí devemos lembrar que os cães, antes da domesticação, comiam somente quando a matilha conseguia caçar ou encontrar algo. Por isso, tinham mesmo que comer bem rápido, quase sem mastigar, para não correr o risco de ficar sem a sua preciosa refeição.
Se pensarmos nessa dieta dos cães antigos, ela era composta basicamente por carnes, alguns vegetais e frutas tudo úmido, muito diferente da ração seca, cheia de aditivos químicos e com excesso de sal.
Cães que comem alimentação natural AN, acabam ingerindo o alimento em uma forma mais natural e completamente saudável, esse processo facilita bastante a digestão.
Raças que devemos estar sempre atentos com a hidratação por terem maior risco de formar cristais e cálculos urinários: Pug, Shih Tzu, Schnauzer, Yorkshire, Dálmata e Buldogue Inglês.
Sempre que houver episódios de vômitos recorrentes, leve o seu cão ao Médico Veterinário.