Dog muito seletivo.., não quer comer.., enjoou..,para esse tipo de relato seguem essas informações que são muito ricas em conhecimento no manejo de cães.
Saiba que esse é um comportamento comum, porém não normal dos cães.
Variar o cardápio não vai resolver isso, tampouco insistir para que ele coma. Na verdade, só vai piorar.
Cães são, por natureza, neofílicos. Ou seja, eles AMAM novidades, amam experimentar sabores. Na escala de atração por alimentos os cães tem como prioridade: olfato, sabor e textura, nessa ordem.
Cada vez que você trocar o sabor do alimento, a seletividade do seu cão se torna ainda pior porque ele sempre estará na expectativa de algo diferente, um novo sabor. Além disso, se você interage com ele, insistindo e conversando, as questões associativas farão com que ele relacione o momento de alimentar-se com algo emocional e não fisiológico, como deveria ser.
Na maior parte dos casos de seletividade o problema não está no cachorro, nem na comida.
O apetite e interesse dos cães pela comida estão diretamente relacionados com a saúde emocional e com gatilhos instintivos. Ou seja, um cão saudável emocionalmente, come porque está com fome e porque essa é uma necessidade fisiológica.
Algumas dicas do que fazer para ajudar seu cão.
- O primeiro passo é descartar patologias. Certifique-se de que ele está saudável.
- Estabeleça rotina de local e hora para as refeições. Não exceda 2 refeições ao dia. Em muitos casos uma única refeição será ideal.
- Alimente-o sempre após praticar exercícios.
- Deixe a comida disponível por alguns minutos. Se ele recusar ou não se interessar, retire e ofereça a refeição no próximo horário.
- Suspenda TODOS os agrados e petiscos.
- Não interaja durante as refeições.