Meu cachorro não quer comer mais AN Alimentação Natural!

Cachorros que comem AN Alimentação Natural podem parecer perder o apetite pela comida?

A Pettchen é uma empresa startup, mas já produziu mais de dezenas de toneladas de Alimentação Natural, balanceada, suplementada e individualizada, já atendeu mais de centenas de cães, e um relato raro mas que pode acontecer, é de que o cachorro pode parecer estar enjoado da AN Alimentação Natural.

Existem algumas possibilidades que podem levar a esse comportamento, vamos ver algumas:

O cachorro está acima do peso, ou obeso, está recebendo alimento e/ou petiscos em excesso?

Se um cão receber mais alimento do que ele precisa, através do excesso de alimentos e/ou petiscos em relação a sua necessidade, (necessidade essa que vária entre indivíduos, assim como seres humanos, pois cada um tem uma taxa metabólica, gasto calórico, nível de atividade, área disponível para se exercitar e por ai vai), é uma variedade de premissas para estimar quanto o cão precisa de comida, e pode levar um tempinho até o melhor entendimento dessa quantidade.

As quantidades padronizadas podem não ser a melhor opção para o seu amigão.

Quando qualquer excesso acontece, ele vai ganhar peso, pois está recebendo mais comida do que precisa, nesse caso o cérebro pode tornar o paladar mais seletivo, é aí então, que o seu cachorro pode querer somente as carnes, petiscos e deixar de lado os vegetais e outros ingredientes que são fundamentais para o balanceamento adequado das necessidades diárias dele.

Pela experiência de muitos profissionais da área esse é o motivo mais frequente do cão que enjoou das comidas.

Resolver esse comportamento cabe a nós tutores. Mas como? Reduzir a quantidade de alimentos servidos, cortar os petiscos, se tiver mais pets no local, verificar se ele não está comendo do outro, intensificar as atividades físicas, passeando religiosamente todos os dias, os exercícios vão ajudar a aumentar o apetite.

Se o seu cachorro tem acesso a alimentos que nós humanos comemos com temperos que podem ser tóxicos para eles, como a cebola por exemplo, sal em excesso, gorduras, pães, bordas de pizza, molhos, frituras, embutidos, doces e etc., ele não estará mais empolgado com a dieta saudável feita especialmente para ele com ingredientes frescos, balanceados, na medida e com sabores e aromas suaves.

Dias de calor é comum o cão ter pouco apetite, (tem um outro tópico no blog da Pettchen falando especificamente desse assunto), é uma resposta fisiológica de defesa do organismo, uma vez que a digestão esquenta muito o corpo. Experimente servir pequenas porções em relação a quantidade ideal dele em temperatura fria, ofereça as refeições a partir das 18hs, horário em que o apetite começa a retornar.

A comida pode estar monótona. Uma possibilidade é variar a dieta e/ou proteína, os vegetais. Antes de servir, esquente de leve a refeição em uma frigideira e adicione a gosto uma pitada de ervas (salsinha, manjericão, alecrim, orégano) e um fio de azeite de oliva. A comida fica com cheirinho de recém-preparada!

Investigue questões de saúde. Gastrite, duodenite, dor na coluna/nas articulações, hipoadrenocorticismo (doença de Addison), dor e incômodo nos dentes (essa é uma causa muito comum de diminuição de apetite), cólica por gases, anemia e doença do carrapato são explicações frequentes para o cachorro que perde o interesse por sua dieta.

Faça uma visita na sua médica-veterinária de sua confiança.

Conheça mais dos nossos produtos

Acreditamos que cada fase da vida do seu amigo exige vitaminas e nutrientes específicos. Pensando nisso, preparamos opções que acompanham o desenvolvimento do seu pet, ao longo de toda a sua vida.